Jovens Missionários da Consolata já estão em Madrid cheios de entusiasmo, não obstante o calor e as novas condições de alojamento

Jovens Missionários da Consolata já estão em Madrid cheios de entusiasmo, não obstante o calor e as novas condições de alojamento
Às contrariedades opõem o bom humor e o sorriso, enquanto aguardam a abertura da Jornada, hoje, 16 de agosto, às 20 horas, na Praça Cibeles. Passava pouco das 13, quando os autocarros, que transportavam 130 jovens da Consolata, entraram em Madrid sob um sol ardente. Cerca de um quilómetro de estrada a pé levou-os até ao colégio «Divino Corazon, no norte de Madrid, onde receberam as orientações para estes dias da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), até 22 de agosto. Pouco a pouco, depois de receberam as mochilas com todos os «instrumentos do peregrino – t-shirts, livros e crachás – o grupo ficou pintado de amarelo e vermelho, as cores da JMJ. as horas passam rapidamente e a fome faz-se sentir. Há que partir em busca da refeição nos centros preparados para isso, mediante a apresentação de uma senha.

Estou a gostar muito. Mesmo muito!, exclama Bárbara Teixeira. Gostei muito da hospitalidade das pessoas. Gostei de tudo, do ambiente, menos do calor. Tem sido insuportável, acrescenta a jovem de 17 anos, do Cacém. a JMJ foi para ela um presente caído céu, à última hora. Uma colega minha, da minha paróquia, falou-me do grupo dos jovens da Consolata e convidou-me a partilhar esta experiência com eles. a vivência tem sido espectacular. as pessoas estão muito animadas. Pude conhecer novas pessoas, aprender novas línguas, tem sido maravilhoso. Os jovens falam a mesma linguagem: Consegui entender tudo, italiano, espanhol, menos polaco. Polaco é que não. Mas conseguimos comunicar bem.

agora em Madrid, Bárbara Teixeira tem expectativas. Espero poder ver o Papa, partilhar esta experiência com toda a gente do mundo. E conhecer novas pessoas. Quando partir de Madrid a jovem está convencida que sua fé vai crescer. É esta a sua convicção. a minha fé em Jesus Cristo vai aumentar com esta experiência. Cada vez creio mais em Jesus e isto vai fazer de mim uma pessoa melhor. Vai reforçar mais aquilo que eu já tinha antes acerca de Deus.