O UN-Habitat apoia os palestinos no desenvolvimento de projectos ambientais e criação de espaços públicos verdes. Trata-se «de fazer com que os bairros sejam mais verdes e seguros» para as crianças, afirma o director do programa em Gaza
O UN-Habitat apoia os palestinos no desenvolvimento de projectos ambientais e criação de espaços públicos verdes. Trata-se «de fazer com que os bairros sejam mais verdes e seguros» para as crianças, afirma o director do programa em GazaO Programa das Nações Unidas para os assentamentos Humanos, em conjunto com o Conselho Palestino de Habitação, ajuda as famílias palestinas a criarem espaços públicos verdes, no âmbito do processo de reconstrução da Faixa de Gaza. a região foi parcialmente destruída pelo conflito, entre Dezembro de 2008 e Janeiro de 2009. Os habitantes de Gaza procuram ter uma urbanização sustentável do território, que conta com 1,5 milhão de palestinos, segundo a Rádio das Nações Unidas.

Zeyad El Shakra, director do programa da ONU em Gaza, considera que não se trata «apenas de casas, mas de fazer com que os bairros sejam mais verdes e seguros para as crianças. O objectivo é redesenhar bairros inteiros e incluir praças e caminhos para escolas, tendo em conta o uso eficiente de materiais de construção e da energia.

O projecto é financiado por uma agência de caridade da arábia Saudita, «Campanha da guarda das duas mesquitas para assistência ao povo palestino em Gaza. a instituição foi criada em 2009 para ajudar a população de Gaza a superar as consequências do conflito. Um dos primeiros locais beneficiados foi o Parque da Paz Barcelona-Gaza, construído em 2005. Depois de ter estado vários anos fechado devido à destruição causada pela guerra foi reaberto ao público e serve de inspiração para outros projectos.