Das mãos do bispo da diocese, cada um dos 210 jovens de Leiria-Fátima recebeu a cruz e a comitiva partiu para as Jornadas Mundiais da Juventude
Das mãos do bispo da diocese, cada um dos 210 jovens de Leiria-Fátima recebeu a cruz e a comitiva partiu para as Jornadas Mundiais da Juventude a celebração de envio foi simbólica e simples, com as famílias dos jovens presentes e decorreu na capela do seminário de Leiria, a 15 de agosto. Foi entoado o hino destas Jornadas, em português e espanhol, numa preparação para os dias de oração e reflexão em Madrid.

Munidos de mochilas, guião, identificados pelas t-shirts, alguns grupos, outros por fitas, ou outros elementos identificativos, partiram rumo às Jornadas Mundial da Juventude em vários autocarros. acompanhados por sete sacerdotes e um diácono, depois das despedidas dos familiares, a grande aventura ia começar.

antes, na celebração de envio, antónio Marto despediu-se dos jovens, expressando a tristeza de não os poder acompanhar devido a compromissos assumidos anteriormente. «Ireis partir para o encontro não como turistas, mas como peregrinos, frisou. E um peregrino sai de casa «por devoção, por amor a algo ou alguém que quer visitar, salientou o prelado.

«O peregrino faz caminho peregrinando com os pés e o coração, medita a sua vida, afirmou o bispo de Leiria-Fátima. aos jovens lembrou que esta será também uma experiência de «amizade e de fraternidade, na partilha dos vários momentos com outros jovens, afinal, a partilha da vida.

Nesta experiência com os milhares de jovens e a presença do Papa «Deus fala ao coração de cada um. O prelado assinalou que «chegados à meta sabeis que algo vos espera, mas não tudo. E por isso a peregrinação ganha um carácter de «aventura com surpresas. E no regresso, em que se espera que cada um venha diferente, antónio Marto espera que o encontro leve os jovens a «enraizar a vida em Cristo e que possais vir de lá convictos da fé.

Depois de classificar os jovens como o «coração jovem do mundo e «da Igreja, o bispo espera que as Jornadas Mundiais da Juventude que decorrem em Madrid sob o lema «Enraizados em Cristo, firmes na fé sejam uma «graça para vós, para o nosso mundo e para a Igreja. Já no final o prelado sublinhou que depois desta experiência, anteriormente, muitos escolheram uma vocação religiosa.