Organização do Peru condena o uso de imagens de crianças-soldado como símbolo cívico. Exorta publicação responsável a manifestar-se contra o recrutamento de menores e dar destaque à aprovação de um projecto de lei
Organização do Peru condena o uso de imagens de crianças-soldado como símbolo cívico. Exorta publicação responsável a manifestar-se contra o recrutamento de menores e dar destaque à aprovação de um projecto de leiO jornal nacional, La República, publicou em fins de Julho a fotografia de uma criança fardada e armada. «Pequeno grande patriota. Criança deu exemplo de peruanidade. Esteve à frente dos Heróis do Cenepa é a legenda que acompanha a imagem e é objecto de críticas. a Rede de Defesa dos Direitos dos Militares condena a publicação e exige explicações do jornal. O facto, segundo a organização, citada pela agência adital, pode representar «uma legitimação do uso de crianças nos conflitos armados. Demonstra que «os meios de comunicação ainda não estão sensibilizados com a normativa vigente que proíbe a participação de crianças em conflitos armados.

a Rede apela a que a publicação se manifeste contra o uso de menores e realce «a urgência da aprovação do projecto de Lei contra o recrutamento de crianças e adolescentes por parte das Forças armadas e de organizações paramilitares. Este estipula uma pena de prisão de 10 a 20 anos para quem recrutar crianças e adolescentes. a iniciativa partiu da Comissão Nacional de Estudo e aplicação do Direito Internacional Humanitário. Ver publicação.