Duas ou três pessoas aqui e acolá na capital espanhola desertificada, invadida por milhares de jovens, que, na festa da assunção de Nossa Senhora, encheram a principal artéria de Madrid, a Castellana, e as artérias circundantes
Duas ou três pessoas aqui e acolá na capital espanhola desertificada, invadida por milhares de jovens, que, na festa da assunção de Nossa Senhora, encheram a principal artéria de Madrid, a Castellana, e as artérias circundantesJovens aos milhares percorrem, a pé ou de autocarro, o centro de Madrid e as principais praças, trajando t-shirts com os símbolos da Jornada Mundial da Juventude (JMJ). Muitos deles são acompanhados por um ou mais jovens de t-shirt verde. São voluntários que se encontram um pouco por todo o lado, disponibilizando mapas da cidade ou do metro, e outras informações úteis. as ruas estão enfeitadas com bandeiras vermelhas e brancas com os logótipos da JMJ. Os autocarros transportam grupos para os principais pontos turísticos da cidade, inclusive para uma visita ao estádio de Santiago Barnabéu.

Nas estações do Metro localizadas junto dos sítios ligados à realização da JMJ, os jovens caminham apressadamente de um lado para o outro, enchendo as carruagens em circulação. Também aqui não faltam voluntários para informar e aconselhar. Em volta do Palácio dos Congressos regista-se um movimento inusitado. É um vai-e-vem de jornalistas que circulam entre caravanas dotadas das mais modernas tecnologias da comunicação. No interior do Palácio, um enxame de voluntários atende os jornalistas que procuram as suas acreditações ou outras informações. Paira no ar uma estranha sensação. Damos conta de uma cidade envolvida em cor e movimento juvenil, com o comércio praticamente todo encerrado.