Já são quase 330 mil os cidadãos que retornaram para casa, desde o final de Outubro do ano passado, vindos do vizinho Sudão
Já são quase 330 mil os cidadãos que retornaram para casa, desde o final de Outubro do ano passado, vindos do vizinho SudãoQuase 330 mil pessoas regressaram ao Sudão do Sul, desde o final de Outubro do ano passado, vindos do vizinho Sudão, informou esta segunda-feira a agência humanitária das Nações Unidas. a maioria dos retornados chegou de barcaças nos rios, comboio ou autocarro.

O Sudão do Sul tornou-se independente do Sudão a 9 de Julho, tornando-se o mais novo Estado africano. a secessão seguiu-se a um referendo em Janeiro, quando a esmagadora maioria dos cidadãos do Sul escolheram tornar-se independente, seis anos depois de um acordo de paz que encerrou décadas de guerra entre o Norte e o Sul do antigo Sudão unido.
Desde o final de Julho, cerca de 7. 200 repatriados receberam rações de alimentos para 15 dias, informou o Gabinete das Nações Unidas para a Coordenação dos assuntos Humanitários (OCHa) numa actualização da informação. a escassez de produtos não alimentares, tais como redes mosquiteiras, tem sido minorada com a chegada de bens adicionais, acrescentou o OCHa.