Viagem a Madrid é a terceira em terras espanholas, a terceira Jornada Mundial da Juventude em que o Papa participa e a sua vigésima viagem internacional
Viagem a Madrid é a terceira em terras espanholas, a terceira Jornada Mundial da Juventude em que o Papa participa e a sua vigésima viagem internacionalalém do líder da Igreja Católica estarão presentes nas Jornadas Mundiais da Juventude (JMJ) 800 bispos, um quarto dos prelados de todo o mundo. 15 são portugueses. a estes juntam-se seis mil seminaristas e milhares de sacerdotes.

Do programa apresentado pelo director da Sala de imprensa da Santa Sé, Frederico Lombardi aos jornalistas, foram salientados três momentos: a Via Sacra, na sexta-feira, 19 de agosto, na Praça de Cibeles, iniciada e concluída pelo Papa, que seguirá pessoalmente todas as «estações; a vigília de oração com os jovens, no sábado à noite, no aeroporto «Cuatro Vientos, com adoração eucarística e a Santa Missa no aeroporto, no domingo de manhã, 21 de agosto, momento culminante de toda a iniciativa.

Será a primeira vez, numa JMJ, em que o Papa confessará alguns jovens que desejem celebrar o sacramento da Reconciliação. Estão inscritos 400 mil jovens, mas «a experiência ensina que normalmente o número efetivo dos participantes é três vezes superior. Os organizadores aguardam a participação de mais de um milhão de jovens, salientou Frederico Lombardi.

Quanto à possibilidade de manifestações de desagrado previstas para Madrid aquando da visita do Papa, o Sala de imprensa da Santa Sé desvaloriza e sublinha que tal «não constitui nem surpresa nem preocupação. Trata-se de «algo que ocorre normalmente por ocasião das diversas viagens papais, dando voz a objecções de quem não está de acordo com o Santo Padre.