antes de seguirem para Espanha onde vão participar nas Jornadas Mundiais da Juventude, Mónica Ferreira e adam Vieira estiveram em Portugal. Da sua passagem pelo país destacam a atitude do povo
antes de seguirem para Espanha onde vão participar nas Jornadas Mundiais da Juventude, Mónica Ferreira e adam Vieira estiveram em Portugal. Da sua passagem pelo país destacam a atitude do povoOs dois jovens brasileiros visitaram vários pontos da capital portuguesa, o mosteiro da Batalha, o castelo de Ourém, o Santuário de Fátima, Coimbra e Nazaré. Desta passagem pelo país, Mónica destaca «a riqueza cultural, histórica. Recorda: «Num castelo onde estivemos, eu fiz uma pergunta e um jovem que estava ao lado começou a contar-me várias coisas. Eu pensei: Meu Deus, isto não existe no Brasil. acrescenta: «aqui, em Portugal, fala-se em séculos e séculos [de história] e todos sabem contar, percebe-se que há essa riqueza cultural.

adam admirou as cidades «cheias de turistas. «Há uma harmonia grande. Ver muitas pessoas de várias nacionalidades visitar as cidades como se fossem habitantes locais. Do Santuário de Fátima, os jovens destacam a grandeza, o elevado número de pessoas e o cumprimento de promessas. Consideram o povo português acolhedor, educado e organizado. «Em todos os lugares onde nós entramos fomos muito bem recebidos. Quando identificavam que nós éramos brasileiros falavam mais devagar e mostravam-nos todas as coisas.

Os dois jovens assistiram à Missa Nova do missionário, João Batista, ordenado sacerdote recentemente. No Bairro do Zambujal, em Portugal, experimentaram uma «alegria que contagiava. Lembram com um sorriso o coro ao qual se juntaram durante a celebração. «É totalmente diferente, até as músicas são diferentes. Pude perceber que grande parte deles são africanos ou descendentes de africanos e eles cantam músicas próprias, da região de onde provêm, explica Mónica.