Munidos de pincéis e tintas, os Jovens da Consolata passam para a tela formas que exprimem o seu acreditar em Jesus Cristo. é o resultado da segunda formação, durante os dias das dioceses, em Toledo, depois de terem visitado esta cidade monumental
Munidos de pincéis e tintas, os Jovens da Consolata passam para a tela formas que exprimem o seu acreditar em Jesus Cristo. é o resultado da segunda formação, durante os dias das dioceses, em Toledo, depois de terem visitado esta cidade monumentalNa caminhada da vida, sulcamos os altos e baixos das nossas experiências de Deus, escreve Luís Maurício na ficha de reflexão distribuída aos jovens para sua reflexão pessoal, antes de partilharem em grupo as suas experiências. a partir da troca de ideias e experiências nasce o quadro pintado por todos os elementos do grupo, de modo a colocar na tela as razões da sua fé e que se encontram no profundo do seu coração.

O segundo dia em Toledo teve dois momentos importantes. Esta manhã tivemos a alegria de visitar a cidade de Toledo, o centro histórico, comenta adriana Gazzera, missionária da Consolata e animadora da formação dos jovens, juntamente com Luís Maurício, missionário da Consolata. É uma cidade muito bela, artística, que muito apreciámos. arte que faz lembrar a origem da Espanha, das populações que aqui viveram no passado. a tarde foi ocupada com a reflexão do episódio dos discípulos de Emaús, de Lucas. Jesus questionou-os: Estultos e lentos em compreender, porque não acreditais? É uma pergunta que devemos levar connosco afirma a missionária.

Os jovens revelam muito empenho. alguns jovens aproximam-se de nós e fazem perguntas sobre a nossa vida, se é fácil acreditar com as dificuldades de hoje, no mundo: dificuldades familiares, de trabalho, de amizade, insegurança, explica adriana Gazzera.como acreditar ainda que existe um Deus, que Jesus Cristo nos acompanha, com todo o mal existente à nossa volta, com a agressividade e a violência?. Jovens de diversos países e de diferentes culturas ajudam-se mutuamente na busca de respostas para as suas interrogações.

a diversidade de línguas e de culturas não é um obstáculo, mas uma mais valia. a decisão de criar grupos com jovens de diferentes países não os impediu de criar entre si uma união que vai além da língua. E a jovem missionária explica: Comunicam com gestos e sorrisos… Fazem um esforço incrível para falar a língua do outro. Procuram aprender ao menos as frases essenciais para comunicarem. a preparação da JMJ foi um enorme trabalho: Não estou arrependida de estar neste trabalho quase há dois anos. Custou muitos sacrifícios, enfrentámos muitas dificuldades, momentos de dúvida. Valeu a pena persistir: Estou muito contente por tudo o que está a realizar-se. É com momentos destes que podemos na verdade viver juntos.