a classe média tem vindo aumentar no Brasil e representa actualmente 52 por cento da população. Porém, o fosso em relação aos mais ricos mantém-se nomeadamente no acesso à educação
a classe média tem vindo aumentar no Brasil e representa actualmente 52 por cento da população. Porém, o fosso em relação aos mais ricos mantém-se nomeadamente no acesso à educaçãoUm estudo divulgado, esta semana, pela Secretaria de assuntos Estratégicos da Presidência aponta para um abismo educacional entre as duas classes. apesar dos avanços registados nos últimos anos, apenas 59 por cento da classe média conclui o ensino médio, enquanto 87 por cento dos mais ricos conseguem fazê-lo, adianta a emissora britânica, BBC. a diferença também se faz sentir ao nível dos custos: cada membro da classe média gasta em média 52 reais com a edução, já na classe alta o valor pode atingir os 220 reais (um real corresponde a 0,43 euros).

Segundo o secretário de assuntos Estratégicos, Ricardo Paes de Barros, para reduzir o fosso entre as duas camadas sociais é necessário investir na qualidade do ensino médio público e promover um maior acesso da classe média às universidades e ao ensino técnico. as diferenças também se estendem à cultura, saúde, saneamento, e novas tecnologias. apenas 30 por cento da classe média tem acesso à internet em casa e só 48 por cento tem telefone fixo.