«Confessar a fé em Jesus, pelo anúncio da palavra e pelo testemunho da nossa vida, constitui hoje um dos grandes desafios e uma das maiores tarefas de todo e qualquer cristão, em qualquer parte onde se encontre e em todas as circunstâncias»
«Confessar a fé em Jesus, pelo anúncio da palavra e pelo testemunho da nossa vida, constitui hoje um dos grandes desafios e uma das maiores tarefas de todo e qualquer cristão, em qualquer parte onde se encontre e em todas as circunstâncias»O bispo de Santiago, Cabo Verde apelou a políticos, responsáveis da coisa pública, a que actuem para que «ninguém jamais se sinta forçado a emigrar por causa da perseguição, da guerra e da pobreza extrema. arlindo Gomes Furtado espera que todos «assumam cabalmente o seu papel na sociedade.

O prelado de Santiago espera que aqueles que partem da sua terra natal em busca de uma vida melhor possam «encontrar sempre condições de educação, de trabalho, e de vida, num ambiente estável de paz e de respeito pelos direitos humanos. O emigrante deve «sentir-se confiante e decididamente positivo na construção do processo da sua integração, acrescentou.

Milhares de fiéis, muitos dos quais migrantes, ouviram o presidente da celebração do migrante e refugiado lembrar que «a globalização favorece essa mobilidade, graças às informações disponíveis, à consciência dos próprios direitos a uma vida melhor. aliás a mobilidade humana «é um direito e um dever que assistem a cada pessoa e é um fenómeno que acompanha o ser humano desde os primórdios da história humana.

aos que acolhem emigrantes nas suas terras, o bispo de Santiago pediu-lhes que tenham a «consciência do mundo global em que vivemos, do destino comum dos bens e de que, qualquer um, em qualquer momento, por um motivo qualquer poderá ser emigrante em qualquer parte do mundo. além de uma solidariedade natural, «nós temos especiais motivações de ordem espiritual que nos fazem corresponsáveis uns pelos outros, disse aos fiéis que se encontravam no recinto do Santuário.

arlindo Gomes Furtado defende que a migração permite uma maior riqueza da humanidade «no cruzamento de povo de línguas e culturas diferentes pois «cria-se uma interacção dinâmica e enriquecedora, num dar e receber, valorizando-se uns aos outros. Já no final da homilia o prelado de Cabo Verde apelou a Nossa Senhora «para que acompanhe, guie, fortaleça e proteja cada um de vós aqui presente e cada emigrante em qualquer parte do mundo.