O presidente da Obra Católica Portuguesa das Migrações rejeitou a possibilidade de uma onda de violência, semelhante à do Reino Unido se registar em Portugal
O presidente da Obra Católica Portuguesa das Migrações rejeitou a possibilidade de uma onda de violência, semelhante à do Reino Unido se registar em PortugalFrei Sales Diniz defende que a «guetização não acontecerá em Lisboa porque «temos uma cultura completamente diferente. ainda assim, não exclui a possibilidade de «situações pontuais. «Não vai haver possibilidade de haver algo semelhante no nosso país, garante o franciscano. Mas «grupos marginais, sim.

O responsável lembrou que a concentração de imigrantes em «áreas metropolitanas leva muitas vezes a «graves problemas sociais na integração das novas gerações. E desafia a ter consciência do «desenraizamento das gerações mais novas, muitas vezes em relação aos sentimentos de pertença. Sales Diniz apelou a que sejam criadas «condições necessárias para que todos possam viver com dignidade.

O sacerdote assinalou a necessidade de ser feito um trabalho «para tentar ajudar as gerações mais novas a integrarem-se. Isto porque, em alguns bairros verifica-se que há «tensões e «gangues como o foi o caso da Quinta da Fonte. apesar de ser veiculado como um caso de racismo, diz o responsável foi uma questão de «controlo de território e que envolveu questão de drogas.