Seriam necessárias pelo menos 1,5 milhões de casas de banho para atender às necessidades do país. Segundo dados da Organização Mundial da Saúde, mais de 10 mil pessoas morrem por causa da diarreia
Seriam necessárias pelo menos 1,5 milhões de casas de banho para atender às necessidades do país. Segundo dados da Organização Mundial da Saúde, mais de 10 mil pessoas morrem por causa da diarreiaPerto de um terço dos 20 milhões de habitantes de Madagáscar não tem acesso à água canalizada, de forma a poder assegurar a sua higiene. O risco de contraírem doenças como a diarreia é elevado nos bairros mais pobres da capital, antananarivo. as águas usadas contaminam o rio Ikopa, o segundo mais importante do país. a acumulação de resíduos entope canais de água e provoca inundações nos meses da estação de chuvas, segundo a agência Irin.

Muitos cidadãos não têm meios financeiros para poderem usar as casas de banho públicas. Recorrem a natureza, em particular ao lago anosy, para poder fazer a sua higiene. Um relatório de um programa do Banco Mundial revela que a má qualidade da água e as más condições sanitárias custam ao país perto de um por cento do seu Produto Interno Bruto. O mesmo estudo indica que pelo menos 1,5 milhões de casas de banho deveriam ser criadas para responder às necessidades do país.

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde, mais de 10 mil pessoas, sendo que dois terços são crianças com menos de cinco anos, morrem por causa da diarreia. Quase 70 por cento dos casos resultam da má qualidade da água e das precárias condições sanitárias.