« a solidariedade, a partilha, a hospitalidade, numa palavra, a caridade é que nos pode ajudar a vencer a crise»
« a solidariedade, a partilha, a hospitalidade, numa palavra, a caridade é que nos pode ajudar a vencer a crise»«Somos um povo em mobilidade, peregrino, à procura de felicidade, de melhores condições de vida, para nós e as nossas famílias, um povo que não se resigna perante as dificuldades e a imobilidade de muitos ambientes, onde grassa o desemprego e a falta de perspectiva de inserção no mundo do trabalho, afirmou o presidente da Comissão Episcopal da Mobilidade Humana durante a Eucaristia da peregrinação anual do migrante e refugiado , no dia 12 à noite. E há 94 anos, Nossa Senhora de Fátima apareceu a três crianças «em tempos bem difíceis e de maior pobreza que os nossos.

antónio Vitalino Dantas defendeu que este tempo de crise servirá para demonstrar «aquilo que somos, ou amigos e irmãos, solidários nas alegrias e tristezas, na abundância e na penúnria, ou então inimigos e adversários, carrascos sem humanidade, pensando que o bem dos outros impossibilita o nosso. aos milhares de fiéis que se encontravam no recinto do Santuário de Fátima lembrou que «precisamos uns dos outros. Em tempo de crise económica não nos esqueçamos de continuar a ser acolhedores e hospitaleiros.

Na sua homilia, o prelado de Beja salientou que «continuamos a ser um pais de emigrantes. Mas somos também país de imigrantes. Referiu-se às dificuldades que obrigaram os portugueses a sair do país, em massa, nos anos 60 à procura de uma vida melhor e que se repetem actualmente, neste período de crise. «Mas se ainda são poucas as melhorias, não cruzemos os braços, continuemos a lutar, com a certeza que Deus nos ama e quem ama e vive com amor no seu coração torna-se um manancial de energia capaz de superar as maiores adversidades, disse o bispo responsável pela Comissão Episcopal da Mobilidade Humana.

Para antónio Vitalino Dantas, «a experiência das migrações pode fomentar essa antecipação de uma só família humana. O fenómeno crescente do intercâmbio cultural, universitário económico, desportivo e turístico pode unir cada vez mais todos os povos, frisou o bispo. aliás, a 39a Semana Nacional das Migrações é subordinada ao tema «Uma só família humana. O prelado exortou os fiéis a olharem para os distúrbios recentes do Reino Unido como «um alerta para não enveredarmos pelo caminho do salve-se quem puder. Para além de não ser cristão, também não é humano nem nos ajuda na construção de uma só família humana, reforçou.