Bispo de Santiago, Cabo Verde, exorta os fiéis a «contornar o desequilí­brio» e a caminhar rumo à «meta plena»
Bispo de Santiago, Cabo Verde, exorta os fiéis a «contornar o desequilí­brio» e a caminhar rumo à «meta plena»«Tomamos como absoluto aquilo que em nós é absolutamente relativo, afirmou arlindo Furtado, na conferência de imprensa que antecede a peregrinação do migrante e do refugiado a que preside no Santuário de Fátima. O prelado aconselhou a que «o ser humano não assuma como absoluto aquilo que é relativo. O bispo de Santiago, em Cabo Verde, convidou a «tomar consciência de que o ser humano é um ser migrante, a partir de dentro. Só através da partilha e «na procura, juntos, de soluções, a nossa vida poderia ser mais serena, afirmou. arlindo Furtado disse ter aceite «com muito gosto o convite da Igreja Católica em Portugal para participar nesta peregrinação dedicada ao migrante e ao refugiado. Este ano é lembrada em particular a comunidade cabo-verdiana.

Esta comunidade é das «mais antigas, senão mesmo a mais antiga em Portugal, salientou o presidente da Obra Católica Portuguesa das Migrações. Frei Sales Diniz assinalou que foi escolhida esta comunidade porque «ficou esquecida com a «emergência da comunidade de leste e da brasileira. É «como se fosse dos nossos, realçou o franciscano.

Mas «não quisemos que as problemáticas ficassem esquecidas porque cada comunidade tem uma especificidade, assinalou. a comunidade cabo-verdiana é a terceira maior entre a população estrangeira residente em Portugal, com 44 mil cidadãos residentes.