as Nações Unidas pediram a suspensão dos trabalhos, mas a construção vai prosseguir. O projecto tem gerado polémica por causa dos efeitos nefastos que terá no meio ambiente e na vida das populações locais
as Nações Unidas pediram a suspensão dos trabalhos, mas a construção vai prosseguir. O projecto tem gerado polémica por causa dos efeitos nefastos que terá no meio ambiente e na vida das populações locaisazeb asnake, gestor do projecto recusa as acusações que recaem sobre a construção da barragem. alega que Gibe III não coloca em risco o lago Turkana, ao contrário do que as Nações Unidas defendem. a organização já pediu, a 3 de agosto, a suspensão dos trabalhos de construção iniciados em 2006. Um pedido que a Etiópia não aceita. a barragem Gibe III é um dos projectos mais importantes realizados neste país do Corno de África, com um custo de 1,4 bilhões de euros, de acordo com a agência Misna. Prevê-se que tenha 240 metros de altura.

a construção desta barragem tem gerado polémica, em particular por causa dos efeitos nefastos que poderá ter no meio ambiente e na vida das populações locais. a barragem ameaça 400 mil pessoas que vivem da pesca e da criação de gado. Em Maio, o governo italiano desistiu de financiar o projecto, seguindo o exemplo de outras entidades internacionais como o Banco Mundial e o Banco africano para o Desenvolvimento.