Quem circula à volta da «Castellana», a principal artéria de Madrid, topa com sinais frequentes que anunciam aquele que é, sem dúvida, um dos maiores eventos que têm lugar na capital espanhola, a Jornada Mundial da Juventude
Quem circula à volta da «Castellana», a principal artéria de Madrid, topa com sinais frequentes que anunciam aquele que é, sem dúvida, um dos maiores eventos que têm lugar na capital espanhola, a Jornada Mundial da JuventudeSão cartazes nas principais praças de Madrid, nos quiosques e até nos pontos de «fast food, a comida rápida que aguça o apetite dos jovens. Estes vêem-se em todo o lado de mochilas às costas com marcas que os identificam facilmente com a Jornada Mundial da Juventude (JMJ). Dirigem-se apressadamente para o comboio e para o metro, em direcção aos seus destinos, as dioceses que os acolhem nos dias de preparação de JMJ, de 12 a 16 de agosto. Longas filas junto das bilheteiras fazem, por vezes, perder o comboio do horário escolhido ou também por já estar completo, sendo obrigados a optar pelo horário seguinte.

Em várias estações do metro estão colocados três bonitos cartazes que anunciam a visita de Bento XVI a Madrid com frases da sua mensagem dirigida aos jovens para a JMJ, como: Estás na idade da generosidade. Na praça Cibeles, há uma grande azáfama para os últimos preparativos do palco alvo onde os jovens acolherão Bento XVI à sua chegada à capital espanhola. No Palácio dos Congressos, começam a distribuir as primeiras acreditações, no meio de alguma desordem provocada pela instalação da sala de imprensa que acolherá milhares de jornalistas.