Turistas e peregrinos da Jornada Mundial da Juventude passeiam-se pelas ruas de Toledo sob um sol escaldante, quando, ao princípio da tarde, grossas gotas de chuva se misturam com a trovoada. Uma bênção que obriga a interromper a visita aos monumentos
Turistas e peregrinos da Jornada Mundial da Juventude passeiam-se pelas ruas de Toledo sob um sol escaldante, quando, ao princípio da tarde, grossas gotas de chuva se misturam com a trovoada. Uma bênção que obriga a interromper a visita aos monumentosas suas T-shirtes chamam a atenção. São jovens das mais variadas nacionalidades e de diferentes raças que chegam, cada vez mais, numerosos a Toledo. a linda estação da Renfe, de estilo árabe, vai lançando, ao longo do dia, grupos de jovens que enchem os autocarros que conduzem ao centro histórico. a maioria deles dirige-se para a catedral e imediações, passeando-se pelas ruas e apreciando os monumentos carregados de história.

Os jovens vão conhecendo os recantos do centro histórico, onde colhem as primeiras impressões da chegada e saboreiam as delícias gastronómicas toledanas, sendo as casas de gelados as mais assediadas. Por todo o lado levantam as máquinas fotográficas para registarem as imagens que mais os impressionam. Entretanto preparam-se para a via-sacra que terá lugar esta noite, 12 de agosto, às 21,15, na ponte alcântara, junto ao rio Tejo, que circunda a cidade.

Entretanto está tudo apostos para acolher os jovens da Consolata que chegam de Portugal.com eles viajam os do Brasil, devendo chegar a Toledo ao princípio da noite. as notícias que chegaram ao colégio das Irmãs Franciscanas da Divina Pastora indicam que a viagem está a decorrer com normalidade. De Madrid, viajam em autocarro os jovens da Consolata vindos de África, Itália e Polónia.