Mónica Ferreira, adam Vieira e Sirlande Melo são três jovens brasileiros que participam nas Jornadas Mundiais da Juventude, em Madrid. Durante a sua passagem por Portugal, à Fátima Missionária, revelaram as suas expectativas para o encontro com o Papa
Mónica Ferreira, adam Vieira e Sirlande Melo são três jovens brasileiros que participam nas Jornadas Mundiais da Juventude, em Madrid. Durante a sua passagem por Portugal, à Fátima Missionária, revelaram as suas expectativas para o encontro com o PapaOs três integram um grupo de nove jovens de diferentes pontos do Brasil que conseguiram realizar o sonho de poder participar nas Jornadas (JMJ). Tudo começou com a sugestão do missionário da Consolata, Patrick Silva. apreensivos mas entusiasmados com a ideia, os jovens começaram a desenvolver iniciativas para recolher fundos para a viagem. a organização de almoços, a venda de tee-shirts, os donativos e a colaboração de algumas pessoas ajudou a tornar o sonho realidade.

as expectativas são muitas até porque Mónica, adam e Sirlande participam pela primeira vez. «Eu sempre acompanhei pela internet, pela televisão. Mas não tenho ainda a ideia da estrutura, como funciona, explica Mónica Ferreira, de 31 anos. a quantidade de jovens, vindos de todo o mundo, que participam nas Jornadas para estarem em oração com o Papa é o que mais impressiona a directora de um centro para crianças e adolescentes. Para a jovem de São Paulo o mais importante é a «troca de experiências. É «aprender e apreender, afirma.

Inicialmente, as JMJ apresentavam-se como algo novo para a juventude missionária. Os jovens sabiam pouco sobre as jornadas, conta adam Vieira. «Encaramos as Jornadas como uma experiência nova. Trata-se de «abrir os horizontes, explica o jovem de 22 anos, que integra o grupo de Jovens Missionários da Consolata de Manaus. «Nós vimos com a missão de levar para a nossa área missionária muito da nossa aprendizagem. Eles [os jovens] estão muito sedentos de coisas novas. Nós vamos vazios para voltar cheios. O licenciado em Pedagogia aguarda em particular as catequeses, as formações e apresentações culturais. Sirlande Melo, também de Manaus, confirma: «Nós vamos mesmo com vontade de trazer coisas novas para a área missionária. Vamos com o bolso vazio para voltar com o bolso cheio para dar entusiasmo aos outros jovens.

Os jovens trouxeram consigo pedidos de oração, principalmente das famílias, que deixaram no Brasil. «Visitamos Fátima com esse pensamento: Nós estamos aqui mas estamos a representar os outros, estamos a rezar pelos outros, estabelecendo uma corrente entre eles e nós aqui. Damos-lhes informações todos os dias sobre aquilo que nós vivemos, mandamos mensagens, emails, afirma Mónica Ferreira. Conhecer os Jovens Missionários da Consolata de Portugal era outro objectivo desta viagem. «Eu penso que será muito rico pela questão da troca de experiência.como é a caminhada deles aqui? Eu não sei. Eu ouço algumas coisas. Eu leio. É diferente ler e ver, ouvi-los falar. assim também nós podemos partilhar as nossas vivências, lá no Brasil.