Se houver estrangeiros que sigam o Senhor, hei-de enchê-los de alegria na minha casa de oração. Ela será chamada «casa de oração para todos os povos», diz-nos o Senhor Deus por meio do seu profeta Isaí­as, na primeira leitura do XX Domingo comum
Se houver estrangeiros que sigam o Senhor, hei-de enchê-los de alegria na minha casa de oração. Ela será chamada «casa de oração para todos os povos», diz-nos o Senhor Deus por meio do seu profeta Isaí­as, na primeira leitura do XX Domingo comumUma das grandes chagas de todos os tempos, particularmente dos nossos dias, é a discriminação. Tem muitos aspectos: discriminação racial, religiosa, de género, por causa da língua que se fala, relativa à idade duma pessoa. Houve mesmo na história da humanidade discriminações que levaram ao assassínio de milhões de pessoas. Nos nossos dias, muitos nossos irmãos e irmãs cristãs pagam, tantas vezes com a vida, o facto de que pertencem e seguem a Cristo. No tempo de Jesus, muitos judeus pensavam que só a raça deles era querida ao Senhor Deus, ainda que vários profetas seus tenham pregado a universalidade da salvação.

No evangelho deste XX domingo comum, Jesus parece recusar-se a fazer um milagre para a filha duma mulher cananeia, precisamente porque ela não pertencia ao povo de Israel. Canaã era uma terra confinante com Israel, terra pagã, cujas cidades não dependiam dum governo central. Pediu esta senhora cananeia a Jesus que lhe curasse a filha que sofria horrivelmente por ser possuída por um demónio’. O diálogo entre essa senhora e Jesus tem um grande sabor espiritual. a mulher pede o milagre lançando-se aos pés de Jesus, que responde que só foi enviado às ovelhas perdidas de Israel’, e que não está certo que se tome o pão dos filhos para o dar aos cachorrinhos’ (os filhos seriam os judeus, os cachorrinhos os não-judeus). Réplica extraordinária da mulher cananeia; Sim, mas os cachorrinhos comem das migalhas que caem da mesa dos donos. Jesus experimentara a fé da cananeia e ela mostrara-lhe uma fé e uma confiança de grande calibre. Por isso Jesus exclama: Ó mulher, grande é a tua fé! Faça-se aquilo que tu desejas! E a filha dela ficou curada nesse mesmo instante.

Segundo o evangelho de São Mateus, Jesus sai da Galieia, vai a Canaã fazer este milagre e volta imediatamente para a Galileia outra vez. O que faz com que o significado deste milagre assuma uma grande importância para Jesus Salvador. Ensinamento claro: Deus não faz acepção de pessoas. O que vale mais para Ele é a fé e a confiança no seu poder e na sua bondade, e aceitar a Cristo como único Salvador. a salvação trazida à terra pelo Filho de Deus é oferecida a todos os povos e a todos os indivíduos sem distinção alguma: universalidade da salvação. Sem jamais esquecermos que sem fé é impossível agradar a Deus, como nos diz a Bíblia na Carta aos Hebreus (11, 6).