Dália Reis já não é uma novata nas andanças das Jornadas Mundiais da Juventude. Depois de Colónia, alemanha, em 2005 e de Sydney, austrália, em 2008, prepara-se para Madrid
Dália Reis já não é uma novata nas andanças das Jornadas Mundiais da Juventude. Depois de Colónia, alemanha, em 2005 e de Sydney, austrália, em 2008, prepara-se para MadridÉ um dos elementos do Secretariado Diocesano da Pastoral Juvenil da diocese de Leiria-Fátima e acompanha também o grupo de jovens da sua paróquia, Nossa Senhora da Piedade – Ourém, constituído por oito elementos. Da diocese de Leiria-Fátima são 210 os jovens que agarram o desafio de participar nesta 26a edição das Jornadas Mundiais da Juventude sob o lema «Enraizados e edificados em Cristo, firmes na fé.

Milhares de jovens de todo o mundo vão estar concentradas em Madrid durante vários dias, em oração, juntamente com o Papa. «Não vão ficar em hotéis de 5 estrelas, realça Dália Reis, mas em paróquias, colégios e outros locais «partilhando a alimentação que é dada, a receptividade de quem nos acolhe, seguindo o espírito da expressão de Jesus “o que fizeres a um dos pequeninos é a Mim que o fazes”; entre muitas outras experiências humanas que se têm, fortalecendo assim a fé.

a preparação para este mega encontro «iniciou-se com a tomada de consciência, pelos nossos jovens, do que realmente significa ir a uma Jornada Mundial da Juventude: não são umas férias, um passeio ou como uma viagem da escola, afirma. Trata-se de «uma aventura, no encontro pessoal e encontro com Deus, uma descoberta das suas forças, dos seus dons e capacidade de vencer os seus medos, testemunhando-o com outros milhares de jovens, dos quatro cantos do mundo, que professam a mesma fé.

ao nível vicarial e diocesano, realizaram-se encontros, baseados nas orientações dadas pelo livro das catequeses das Jornadas Mundiais da Juventude (JMJ), específicas para este ano. a 9 de Julho e 7 de agosto realizaram-se dois grandes encontros em Leiria, com todos os inscritos na JMJ. além das actividades de preparação, o objectivo foi ainda cimentar o convívio e relacionamento entre os participantes.

Expectativas
Dália Reis diz preferir não criar expectativas «porque depois o retorno é melhor. Mas adianta: «Sei que me é dada a possibilidade de fazer mais uma experiência de fé, apesar de ser mais uma JMJ, é num contexto diferente. a animadora espera ainda conseguir «transmitir a tranquilidade e o testemunho aos jovens, especialmente aos que vão comigo de Ourém (paróquia e vigararia), porque nunca participaram em nenhuma JMJ. Da paróquia de Nossa Senhora da Piedade, Ourém vão ainda mais 2 jovens, mas integrados noutro grupo que não o da diocese de Leiria-Fátima.
Este elemento do Secretariado da Pastoral Juvenil de Leiria-Fátima manifesta a sua alegria por 30 jovens da vigararia de Ourém irem participar nas JMJ de Madrid, enquanto que em 2005 foram 6. Mas demonstra alguma «tristeza, porque havendo tantos jovens na nossa vigararia, «até mesmo participando nas celebrações eucarísticas, estando integrados nas actividades da igreja, sendo as jornadas tão perto e de valor tão acessível, somos tão poucos.