Os grãos e o leite têm visto os preços dispararem para níveis recordes na região. a fome espreita cerca de 12,4 milhões de pessoas
Os grãos e o leite têm visto os preços dispararem para níveis recordes na região. a fome espreita cerca de 12,4 milhões de pessoasOs preços dos grãos e do leite têm subido para níveis recordes no Corno de África, fortemente atingido pela seca. a situação agrava as dificuldades para os cerca de 12,4 milhões de pessoas do Djibouti, Etiópia, Quénia e Somália, que enfrentam uma escassez de alimentos e já a fome em cinco regiões da Somália, informaram esta quarta-feira as Nações Unidas.
Segundo a monitorização do preço dos alimentos de agosto, elaborada pela Organização para a alimentação e a agricultura (FaO), os altos preços dos cereais nesta região do Corno de África resultou de uma combinação de factores, incluindo a seca, a redução das colheitas secundárias no início do ano e a alta dos preços dos combustíveis que impulsionaram os custos de transporte.
Na Somália, onde a fome foi declarada em cinco áreas no centro e sul do país, os preços dos alimentos básicos produzidos internamente mostraram alguns sinais de descida no mês passado. Os preços dos produtos foram, no entanto, 150 e 200 por cento acima relativamente a Julho do ano passado, de acordo com o relatório da FaO.