40 grupos de diferentes países procederam à sua inscrição no Serviço de Peregrinos do Santuário de Fátima para participarem na peregrinação do migrante e refugiado
40 grupos de diferentes países procederam à sua inscrição no Serviço de Peregrinos do Santuário de Fátima para participarem na peregrinação do migrante e refugiadoalém de dois grupos que integram peregrinos de diferentes nacionalidades, um deles com 2. 500 jovens de língua espanhola, outros países estão representados nesta listagem, nomeadamente: Portugal, alemanha, austrália, Brasil, Espanha, Estados Unidos (8 grupos), Federação Russa, França, Guadalupe, Irlanda, Itália (7 grupos), México, Polónia, Singapura e Sri Lanka.
a Sala de imprensa do Santuário de Fátima adianta que destes grupos, 13 são de jovens e rumarão a Madrid para participação na Jornada Mundial da Juventude, depois da participação na Eucaristia do dia 13 de agosto. É nesta Eucaristia que se efectua a habitual oferta de trigo, com que se fazem as hóstias consumidas no Santuário de Fátima.

a peregrinação deste 12 e 13 de agosto é especialmente dedicada à comunidade imigrante de Cabo Verde. Será presidida pelo bispo de Santiago, Cabo Verde, arlindo Gomes Furtado. Sob o lema «Uma só Família Humana, a peregrinação ocorre inserida na 39a. Semana Nacional das Migrações, que se estende até dia 14 de agosto, com o ofertório para os migrantes. a iniciativa é da Obra Católica Portuguesa de Migrações.