O Quénia enfrenta dificuldades devido ao grande afluxo de cidadãos vindos da Somália. O governo pede ajuda à comunidade internacional para fazer frente à situação e apelou ao estabelecimento de uma nova estratégia
O Quénia enfrenta dificuldades devido ao grande afluxo de cidadãos vindos da Somália. O governo pede ajuda à comunidade internacional para fazer frente à situação e apelou ao estabelecimento de uma nova estratégiaDepois de um encontro com a esposa do vice-presidente americano, Mwai Kibaki, chefe de estado do Quénia, declarou que a contínua entrada de refugiados somalis no país «não ajuda e não pode ser uma solução a longo prazo. O líder defendeu que os cidadãos devem receber assistência de emergência na Somália e apelou ao estabelecimento de uma nova estratégia, segundo a agência Misna.

Fontes de informação locais revelam que, na fronteira com o Quénia, cidadãos somali foram impedidos de se dirigirem para campos de refugiados a norte do país. Inúmeras pessoas que fugiram do centro e sul da Somália ficaram retidas em condições precárias. Ontem, 31 toneladas angariadas pela agência das Nações Unidas para os Refugiados para ajuda humanitária chegaram a Mogadíscio, capital somali. Mais ajuda deverá chegar ao país ainda esta semana.