Fosso entre ricos e pobres está a aumentar nos países ocidentais. a onda de violência que está a varrer o Reino Unido demonstra o “fracasso” do ultraliberalismo, lê-se na imprensa francesa
Fosso entre ricos e pobres está a aumentar nos países ocidentais. a onda de violência que está a varrer o Reino Unido demonstra o “fracasso” do ultraliberalismo, lê-se na imprensa francesaOs motins registados nos bairros desfavorecidos de Londres poderiam ocorrer em qualquer outra cidade europeia, refere o Le Figaro, ao salientar que os distúrbios são uma réplica daqueles que ocorreram nos subúrbios de Paris, em 2005. O mesmo diário conservador aponta, segundo a agência Lusa, que os bairros pobres das grandes cidades são um terreno fértil para uma explosão social, particularmente em tempos de crise, de cortes orçamentais e de desemprego elevado.

Os motins de Londres constituem um alerta sério para o Reino Unido, mas também para todas as sociedades ocidentais desiguais, escreve o Libération. Para este diário, estas revoltas violentas mostram, como em França, a cólera de uma população que se sente excluída, que vive à margem da sociedade britânica.

Por seu lado, o diário católico La Croix explica que o governo de David Cameron enfrenta um grande desafio, quando a sua margem de manobra é estreita e a sua política económica levou à redução de gastos sociais. Para este jornal, a mesma questão se coloca a todas as sociedades onde a violência está a aumentar, onde existe um fosso entre uma minoria favorecida e as populações que se sentem excluídas, social e culturalmente.