Esta a ser preparada a candidatura do Bom Jesus do Monte, em Braga, a património mundial da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO)
Esta a ser preparada a candidatura do Bom Jesus do Monte, em Braga, a património mundial da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO)O presidente da Confraria do Bom Jesus do Monte, João Varanda, esclareceu que a candidatura do santuário do Bom Jesus a património mundial da UNESCO está ainda “num estado embrionário”.

a decisão de candidatar o Bom Jesus a património da UNESCO «advém de uma sequência de acções e intervenções no santuário, explica o presidente da Confraria do Bom Jesus do Monte. João Varanda salienta à Rádio Renascença que a candidatura está em «estado embrionário.

O objectivo é dar uma «dimensão internacional e «expandir o turismo religioso e cultural no local. Isto depois de reabilitação do espaço, no âmbito dos 200 anos de conclusão do templo. «ainda é preciso organizar dossiers, preparar estudos e muito mais, salienta João Varanda.

Conhecido como ponto de turismo religioso, o Bom Jesus do Monte em Braga pretende agora ser também «uma referência do turismo cultural. O valor do Santuário «não é apenas arquitectónico nem religioso, tem um potencial cultural que é preciso explorar e dinamizar, refere o responsável. Há inclusive «locais de culto inspirados neste que são património mundial, como o Bom Jesus de Matosinhos, em Cegonhas, Brasil.