Centro especializado das Nações Unidas quer promover novas políticas e incentivar melhores práticas no tratamento dos prisioneiros. as prisões da américa Latina estão sobrelotadas e contam com precários serviços de saúde
Centro especializado das Nações Unidas quer promover novas políticas e incentivar melhores práticas no tratamento dos prisioneiros. as prisões da américa Latina estão sobrelotadas e contam com precários serviços de saúdeO Centro de Excelência para a Reforma Prisional e Redução da Demanda de Drogas em Santo Domingo, na República Dominicana, integra os esforços do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime, para modificar o sistema prisional da américa Latina e das Caraíbas. O Centro, recém criado, já procedeu à realização de uma reunião entre 22 especialistas da região sobre as melhores práticas no tratamento de prisioneiros.

as mulheres, as crianças detidas e os filhos das prisioneiras, assim como os doentes mentais e os toxicodependentes merecem atenção particular no âmbito da reforma prisional. O Centro de Excelência encara as alternativas à prisão como forma de enfrentar os desafios. a modernização da administração penitenciária, a reabilitação social de presos e o desenvolvimento da legislação segundo as normas internacionais são outras acções a ter em conta, adianta a Rádio das Nações Unidas.

O objectivo da reforma é fortalecer a justiça criminal na américa Latina e nas Caraíbas. as prisões dessa região do continente, além de estarem sobrelotadas, apresentam más condições ao nível dos serviços de saúde prestados. Faltam também programas de reintegração social. as cadeias da Venezuela são as mais violentas da região. Em 2010, morreram mais de 400 reclusos.