O padre João Baptista celebrou a sua missa nova no bairro do Zambujal, no final da tarde deste domingo, concelebrada por nove sacerdotes, entre os quais o superior provincial
O padre João Baptista celebrou a sua missa nova no bairro do Zambujal, no final da tarde deste domingo, concelebrada por nove sacerdotes, entre os quais o superior provincial«Deus vem ao nosso encontro e chama-nos. E chamou João Baptista ao sacerdócio. a história da sua vocação é também uma história de um percurso, caminho que começou há dez anos, ainda no Brasil e que teve agora uma outra etapa, a ordenação presbiteral.

Já sacerdote, o brasileiro de 38 anos regressa a Portugal, onde já trabalhava no Zambujal e ligado à comunidade do Cacém. Por isso, a sua missa nova foi celebrada no bairro que tem acarinhado e que o fez sentir-se acarinhado. a missa nova em Portugal, contou com mais concelebrantes que a primeira que celebrou no Brasil, e é «a continuidade da ordenação, tal qual o Evangelho deste domingo foi apresentado como a continuação do domingo anterior (episódio da multiplicação dos pães).

Neste Evangelho, «Jesus pede aos discípulos que passem para a outra margem. E quem é missionário sabe que temos de passar para a outra margem, salientou durante a homilia. Mas, na passagem, os apóstolos têm medo e chamam por Jesus quando atravessam a margem.

«Entrei com 28 anos, explicou o sacerdote. Mas a história da sua vocação começou muito antes. João lembra que, quando era pequeno, brincava aos padres. Mas o medo impediu-o, durante algum tempo, de responder «Sim ao convite de Deus. até que no Rio de Janeiro, onde procurava emprego acabou por encontrar o padre albino Brás. E foi ali, no ano 2000,que «me senti entusiasmado a entrar no seminário.

Esta barca é também a da vida, salientou o novo sacerdote, lembrando os momentos de incertezas, isto é «as intempéries e tempestades, onde com a graça Jesus nos vai fazendo caminhar e vai dizendo ‘avante’. Isso aconteceu comigo, disse João Baptista. Depois de uma caminhada até ser ordenado, inicia-se uma nova etapa. «agora estou aqui para uma nova missão, um novo desafio, salientou pedindo «perseverança na vocação e «dinamismo para esta nova etapa.