políticas para a terceira idade tornam-se mais importantes à medida que aumenta o número de idosos no país, considera o vice-ministro para os Direitos Humanos. No Brasil, 10 por cento da população têm mais de 60 anos
políticas para a terceira idade tornam-se mais importantes à medida que aumenta o número de idosos no país, considera o vice-ministro para os Direitos Humanos. No Brasil, 10 por cento da população têm mais de 60 anosO Brasil organiza uma série de debates sobre a formulação de políticas para a terceira idade. Os encontros, que vão decorrer em todo o país no segundo semestre de 2011, pretendem dar voz às pessoas idosas e destacar as suas necessidades.

Ramaís de Castro Silveira, secretário-executivo do Ministério de Direitos Humanos, explicou, à Rádio das Nações Unidas, que o sistema público de saúde é um dos desafios do governo em relação à terceira idade. «O que nós temos hoje como problema nacional não é exactamente o dos planos de saúde privados. É o de conseguir, cada vez mais, que o nosso sistema público de saúde seja, por um lado, viável economicamente e, por outro lado, dê a qualidade de serviços que o povo brasileiro e os idosos brasileiros merecem. Este é o desafio hoje do governo brasileiro, afirmou.

Segundo o vice-ministro, o Brasil sugere a criação de um relatório sobre o tema e junta-se aos trabalhos para a formulação de uma Convenção Especial da ONU sobre Pessoas Idosas. actualmente, 10 por cento da população brasileira têm mais de 60 anos; o Brasil deverá chegar aos 58 milhões de pessoas idosas, até 2040.