Estão abertas as candidaturas ao Prémio Empreendedor Imigrante do ano e à Distinção das Melhores Práticas autárquicas em integração de imigrantes
Estão abertas as candidaturas ao Prémio Empreendedor Imigrante do ano e à Distinção das Melhores Práticas autárquicas em integração de imigrantesO objectivo é distinguir um imigrante que revele especial capacidade empreendedora e de responsabilidade social na sociedade portuguesa. O Empreendedor Imigrante do ano deverá ser um exemplo de integração proactiva e inovadora na economia. O prémio é de 20 mil euros.

Também o município português cujo projecto autárquico (decorrido total ou parcialmente em 2010) mais tenha contribuído para um melhor acolhimento dos cidadãos imigrantes fixados no concelho, será distinguido. O júri analisará iniciativas inovadoras, originais e com um elevado grau de mobilização e abrangência. Será distinguido com o galardão das Melhores práticas autárquicas.

Os concursos são promovidos anualmente, pela Plataforma sobre Políticas de acolhimento e Integração de Imigrantes. as candidaturas encerram a 30 de Setembro, sendo os prémios entregues em Dezembro, numa cerimónia pública a realizar na Fundação Calouste Gulbenkian. Mais informações aqui.

Em 2010, o prémio «Empreendedor Imigrante foi atribuído ex aequo a duas imigrantes: ana Pérez e Leila Sadeghi. ana Perez é imigrante venezuelana a residir em Portugal há doze anos, programadora cultural, fundadora do Coro Gregoriano de Penafiel e empreendedora social. Leila Sadeghi, iraniana residente em Portugal, há cinco anos, é empresária na área da estética e beleza. a distinção de Melhores práticas autárquicas foi entregue à Câmara Municipal de Valongo pelo projecto «Valorizar a diferença.