753 jovens da arquidiocese de Braga vão às Jornadas Mundiais da Juventude, a Madrid. 66 vão participar nas pré-Jornadas e Jornadas, 496 nas Jornadas e 191 participam apenas no fim-de-semana das Jornadas
753 jovens da arquidiocese de Braga vão às Jornadas Mundiais da Juventude, a Madrid. 66 vão participar nas pré-Jornadas e Jornadas, 496 nas Jornadas e 191 participam apenas no fim-de-semana das JornadasJorge Ortiga espera que as Jornadas Mundiais da Juventude (JMJ), que decorrem de 16 a 21 de agosto, em Madrid, sirvam aos jovens não apenas para marcar presença, mas «também na procura de respostas para os problemas da sociedade. O responsável da Pastoral de Jovens espera que estes jovens venham «renovar muitos arciprestados e paróquias. Porque «participar nas JMJ não é fazer turismo em Madrid.

Um dos peregrinos será «solitário. Pedro Rodrigues irá percorrer os quilómetros que separam Riba D’ave, Famalicão a Madrid em duas rodas. Vai aproveitar a viagem para reflectir sobre a vida e também para conhecer aquilo que não é possível ver numa viagem por auto-estrada. “Mas não vou como turista”, afirmou ao Correio do Minho.

Espera chegar a Madrid em seis dias, percorrendo uma média de cem quilómetros por dia. a viagem está planeada, mas a estadia não. À medida que for pedalando irá procurar local onde pernoitar. Já o regresso será de autocarro, com os jovens de Riba D’ave.

Braga vai receber também grupos de jovens que vão participar nas Jornadas Mundiais da Juventude, para as pré-Jornadas. 180 jovens de Clermont-Ferrand, França, devem juntar-se aos jovens de Taiwan e do Brasil. Um outro grupo, também francês, vai também ficar na diocese, em Vieira do Minho.

São 21, os autocarros que vão partir de Braga até Madrid, em três datas distintas: no dia 10, depois da missa na Sé, partem os jovens que vão fazer as pré-Jornadas em Segóvia; no dia 14, às 21h30 partem do Sameiro os jovens que vão participar nas Jornadas; e finalmente, no dia 19 partem do Seminário Menor os 191 jovens que vão participar apenas no fim-de-semana das Jornadas.