ONU vai criar um quarto campo de refugiados no território etíope, para acolher perto de 15 mil refugiados originários da Somália. Este país do Corno de África enfrenta uma grave crise de fome devido à seca severa que afecta a região
ONU vai criar um quarto campo de refugiados no território etíope, para acolher perto de 15 mil refugiados originários da Somália. Este país do Corno de África enfrenta uma grave crise de fome devido à seca severa que afecta a regiãoUm porta-voz da alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (aCNUR) referiu que os refugiados somalis estão actualmente num centro de acolhimento de transição sobrelotado, em Dollo ado, na região leste da Etiópia, refere a agência Lusa. Segundo andrej Mahecic, as equipas médicas presentes no centro de Dollo ado relataram a existência de um surto de sarampo, que já matou cerca de uma dezena de pessoas.

O mesmo responsável afirmou que, diariamente, chegaram cerca de 1. 500 somalis ao Quénia durante os primeiros quatro dias de agosto. Em Julho passado, registou-se uma média de 1. 300 refugiados diários. O chamado Corno de África foi atingido por uma forte seca. além do Quénia, Etiópia, Djibuti, o norte do Uganda e possivelmente a Eritreia, a Somália é o país mais afectado por esta crise. Cerca de 3,7 milhões de somalis, ou seja metade da população, precisam de ajuda de emergência, de acordo com as Nações Unidas.

Mil milhões de dólares estão já prometidos pela comunidade internacional para responder ao problema, mas a ONU precisa urgentemente de mais 1,4 mil milhões de dólares para salvar vidas, disse na terça-feira a chefe das operações humanitárias das Nações Unidas, Valerie amos. a ONU afirma que dezenas de milhares de pessoas terão morrido de subnutrição na Somália nos últimos meses.