amnistia Internacional lembrou os governos americanos que não podem pôr em causa os direitos dos povos indígenas por causa de projectos de desenvolvimento. O alerta acontece dias antes do Dia Internacional dos Povos indígenas, que se celebra a 9 de agosto
amnistia Internacional lembrou os governos americanos que não podem pôr em causa os direitos dos povos indígenas por causa de projectos de desenvolvimento. O alerta acontece dias antes do Dia Internacional dos Povos indígenas, que se celebra a 9 de agostoas persistentes violações dos direitos humanos dos povos indígenas por toda a américa são alarmantes, afirmou, em comunicado, a directora da amnistia Internacional (aI) para as américas, Susan Lee. Para antecipar o Dia Internacional dos Povos Indígenas, que se assinala a 9 de agosto, a organização decidiu lançar um apelo aos governos do continente americano para que deixem de dar prioridade aos projectos de desenvolvimento, quando estes implicarem a violação dos direitos dos povos indígenas.

Nas américas, os povos indígenas são vistos como um obstáculo no caminho dos interesses comerciais, criticou a directora da aI. São ameaçados, perseguidos, vítimas de desalojamentos forçados e mortos, quando o objectivo é explorar os recursos naturais das áreas onde vivem. Segundo a agência Lusa, Susan Lee lamentou que vários países, nomeadamente argentina, Brasil, Canadá, Colômbia, Equador, Guatemala, México, Panamá e Peru, não tenham consultado os povos indígenas antes de aprovarem leis que ameaçam os seus meios de subsistência e põem em causa a sua liberdade.

O desenvolvimento económico não pode depender do sacrifício dos direitos dos povos indígenas, avisou Susan Lee. a directora da amnistia Internacional para as américas lembrou: Todos os países das américas subscreveram a Declaração das Nações Unidas sobre os Direitos dos Povos Indígenas.