Exploração de petróleo no sul da Nigéria provoca poluição durante décadas, que afecta a vida das populações. Estudo cientí­fico das Nações Unidas analisa os danos ambientais no delta do Níger, exigindo a maior operação de limpeza até hoje realizada
Exploração de petróleo no sul da Nigéria provoca poluição durante décadas, que afecta a vida das populações. Estudo cientí­fico das Nações Unidas analisa os danos ambientais no delta do Níger, exigindo a maior operação de limpeza até hoje realizadaUm relatório da ONU denuncia culturas destruídas pelo crude e apresenta uma aldeia da região, onde a água potável está poluída com uma taxa de benzina 900 vezes superior ao limite internacional. O estudo, que durou dois anos, revela que a limpeza de um derramamento de crude ocorrido há 40 anos ainda não foi efectuada. a recuperação ambiental do Ogoniland [região do delta do Níger] poderá tornar-se no mais vasto e longo exercício de limpeza até hoje realizado, refere o comunicado do Programa das Nações Unidas para o ambiente (PNUE).

a Nigéria é um dos maiores fornecedores de petróleo dos Estados Unidos. Diversos ambientalistas consideram que cerca de dois mil milhões de resíduos de crude foram despejados no delta do rio Níger durante os últimos 50 anos de produção. Numa resposta ao relatório do PNUE, a animista Internacional (aI) referiu que a companhia petrolífera Shell tem tido um impacto desastroso nos direitos humanos das populações que habitam no delta do Níger, há décadas expostas ao impacto de uma poluição em larga escala, refere a agência Lusa.

Este relatório prova que a Shell tem tido um péssimo impacto na Nigéria, apesar de negar esse facto durante décadas ao dizer, falsamente, que a sua actividade obedece aos mais elevados padrões internacionais, referiu audrey Gaughran, directora de assuntos globais da aI, que tem investigado o impacto na vida das populações da poluição no delta do Níger.