O preço das vacinas para viajantes desceu entre 60 a 85 por cento. a medida entra em vigor a 5 de agosto

O preço das vacinas para viajantes desceu entre 60 a 85 por cento. a medida entra em vigor a 5 de agosto

Os preços em vigor foram revistos, através de uma alteração ao decreto-lei n. º 8/2011 de 11 de Janeiro que introduziu uma revisão aos actos e valores das taxas dos serviços prestados no âmbito da saúde pública. assim, vacinas contra as doenças tropicais como a febre amarela, a febre tifóide, a raiva e a meningite tetravalente sofreram um aumento.

Depois de seis meses em vigor, verificou-se que houve uma diminuição da procura das vacinas que as autoridades consideram essenciais para quem se desloca a países tropicais. Dado o preço muitos optaram por viajar sem as vacinas e alguns trouxeram doenças que não existiam em Portugal.

O ministério de Paulo Macedo considera que os preços actualmente praticados são um «obstáculo à protecção de pessoas, não só de baixos rendimentos, como também às famílias numerosas ou, ainda, de missionários e cooperantes, adianta o Diário Económico. O Ministério da Saúde indica que «o fluxo de pessoas entre Portugal e países que integram a CPLP, nomeadamente PaLOPs, não pode ser prejudicado por barreiras de carácter financeiro.

Há descidas de preços na ordem dos 80 por cento, com a vacina contra a febre amarela, que apenas precisa de uma dose, a custar 20 euros. as vacinas que precisam de mais do que uma inoculação passam a custar 15 euros. Consulte a tabela.