Cinco mil pessoas irão participar na peregrinação que a Capelania da Comunidade africana do Patriarcado de Lisboa promove a Fátima
Cinco mil pessoas irão participar na peregrinação que a Capelania da Comunidade africana do Patriarcado de Lisboa promove a Fátima«Maria nossa Mãe, ensina-me a dizer sim à vida é o lema que congregará todo este grupo em Fátima. O padre Dex-Steve Goyeko espera que Maria, modelo de fé, «nos ensine hoje a dizer o nosso sim à vida recusando as tentações do demónio da guerra, da corrupção e da tirania que mata tantas vidas nas nossas terras.

O capelão salienta que «um sim à vida significa hoje para o africano voltar aos valores básicos do ser humano. E a questão da «felicidade está no coração da humanidade. Infelizmente, «a busca frenética desta felicidade leva a um colapso dos grandes valores básicos da nossa vida. Valores esses que são a fraternidade, a justiça e, acima de tudo, Deus na nossa vida, considera o sacerdote, citado pela Sala de imprensa do Santuário.

a Eucaristia da peregrinação será celebrada às 12h45, na Igreja da Santíssima Trindade. Os países representados são em maioria os de língua portuguesa: Cabo-Verde, Guiné-Bissau, angola, São Tomé, Moçambique. Estarão também representados, ainda que em minoria, os africanos de língua francesa e inglesa – Congo Brazzaville, Congo Democrático, República Centro-africana, Camarões, Senegal, informa o padre Dex-Steve Goyeko, sacerdote responsável pela Capelania. a este grupo juntar-se-ão muitos peregrinos portugueses, que participam nesta peregrinação.

Presidirá à peregrinação o padre Dex-Steve Goyeko e será um momento de acção de graças «por este tempo em que estive ao serviço das comunidades africanas. Depois de cinco anos ao serviço na Capelania africana no Patriarcado de Lisboa, o sacerdote espiritano será formador no Seminário espiritano do Pinheiro Manso.