Os trabalhadores de 11 carvoarias do estado de Goiás, no centro do Brasil, não tinham direito a férias nem aos dias de descanso semanal. a nova «lista suja» do trabalho escravo compreende o nome de 250 empregadores
Os trabalhadores de 11 carvoarias do estado de Goiás, no centro do Brasil, não tinham direito a férias nem aos dias de descanso semanal. a nova «lista suja» do trabalho escravo compreende o nome de 250 empregadoresNa sequência de uma denúncia de tentativa de homicídio, fiscais do Ministério do Trabalho identificaram e resgataram 69 pessoas que trabalhavam em condições de escravidão, no estado de Goiás, centro do país. Os trabalhadores actuavam em 11 carvoarias, empresas dedicadas à produção de carvão, pertencentes a sete pessoas da mesma família, adianta a agência adital.

Os fiscais detectaram problemas como a falta de equipamento de protecção, a falta de água potável e instalações sanitárias, e alojamentos inadequados. Os trabalhadores afectados também não tinham direito a férias, descanso semanal nem seguro para acidentes de trabalho.

as carvoarias situam-se nos municípios de Santa Terezinha de Goiás, Crixás, Nova Crixás, Pilar de Goiás, Campos Verdes e Guarinos. Recentemente, no Brasil, foi divulgada a nova «lista suja do trabalho escravo que compreende o nome de 250 empregadores, acusados de explorar trabalhadores. O norte do país é a zona mais afectada, em particular o Pará.