O governo queniano deve ceder terrenos para o estabelecimento de novos campos de refugiados, apela a Human Rights Watch. Perto de meio milhão de refugiados somalis, no leste desse país, necessitam de ajuda imediata
O governo queniano deve ceder terrenos para o estabelecimento de novos campos de refugiados, apela a Human Rights Watch. Perto de meio milhão de refugiados somalis, no leste desse país, necessitam de ajuda imediataO governo queniano deve conceder, urgentemente, terrenos para o estabelecimento de novos campos de refugiados, apelou hoje a organização de defesa dos direitos humanos, alertando para a situação de crise humanitária na fronteira com a Somália. a Human Rights Watch defende ainda que o Quénia deveria permitir aos somalis recém-chegados de se refugiar num dos seus campos, ao invés de afirmar que a ajuda apenas deve ser prestada na Somália.

Cerca de 100 mil refugiados somalis entraram no Quénia desde Janeiro. Perto de 1. 300 atravessam a fronteira todos os dias. Cerca de 400 mil refugiados, na sua grande maioria de origem somali, vivem em condições muito difíceis nos campos de Dadaab, no leste do Quénia. as estruturas encontram-se sobrelotadas pois foram concebidas para receber 90 mil pessoas. Em 2009, a organização revelou num dos seus relatórios a situação «deplorável dos campos: problemas de saneamento, alojamento, acesso à agua limitado e cuidados de saúde insuficientes.