305. 349 cidadãos vão escolher o próximo presidente de Cabo Verde. Depois da independência, o país teve três chefes de Estado; Pedro Pires, actual chefe de estado, foi eleito em 2001 e reeleito em 2006
305. 349 cidadãos vão escolher o próximo presidente de Cabo Verde. Depois da independência, o país teve três chefes de Estado; Pedro Pires, actual chefe de estado, foi eleito em 2001 e reeleito em 2006Observadores da União africana (Ua), da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEaO) e dos Estados Unidos vão supervisionar as eleições presidenciais, em Cabo Verde, que decorrem a 7 de agosto. a União africana enviou para o arquipélago africano, Pascal Gayama, antigo secretário-geral adjunto da Organização de Unidade africana. O responsável vai liderar um grupo de 13 observadores de várias nações africanas. O pleito eleitoral do próximo domingo deverá contar ainda com a supervisão de 11 observadores dos Estados Unidos e da CEDEaO, adianta a agência Panapress. a missão dos observadores consiste em testemunhar e avaliar a credibilidade do processo eleitoral e da contagem dos resultados com base em critérios como a transparência, carácter democrático e aplicação da lei eleitoral.

Manuel Inocêncio, aristides Lima, Jorge Carlos Fonseca e Joaquim Jaime Monteiro são os quatro candidatos às eleições presidenciais cabo-verdianas. 305. 349 cidadãos vão escolher o sucessor de Pedro Pires, que conclui seu segundo mandato. ao longo de 36 anos de independência, Cabo Verde teve três chefes de Estado: aristides Pereira, antónio Mascarenhas Monteiro e Pedro Pires, eleito em 2001 e depois em 2006.