Sete peças do espólio do Museu de arte Sacra e Etnologia, dos Missionários da Consolata, em Fátima, farão parte do suplemento P2 do jornal Público dedicado à arte sacra nacional
Sete peças do espólio do Museu de arte Sacra e Etnologia, dos Missionários da Consolata, em Fátima, farão parte do suplemento P2 do jornal Público dedicado à arte sacra nacionalas peças deste espaço museológico constarão das 100 obras de arte sacra do património eclesial português, um suplemento que será editado entre 8 de agosto e 1 de Dezembro, de segunda-feira a sábado. a comemorar vinte anos de existência, «este museu missionário de características únicas em Portugal pretende dar a conhecer o espírito missionário da Igreja, permitindo aos visitantesconhecerem algumas das realidades encontradas pelos missionários no mundo, salienta o seu director, Gonçalo Cardoso.

a presença das sete peças neste suplemento do jornal Público «representa o reconhecimento da qualidade das colecções deste museu que os missionários da Consolata tiveram a coragem de erguer há 20 anos em Fátima, afirma o director do Museu de arte Sacra e Etnologia de Fátima (MaSE). Este é o único espaço museológico de Fátima integrado na Rede Portuguesa de Museus.

além da colecção de arte sacra portuguesa, repleta de Meninos Jesus, Presépios, Oratórios e Cristos dos séculos XIV ao XX, o visitante poderá fruir de uma interessante colecção de objectos etnográficos de povos africanos, índios e orientais, trazidos pelos missionários para o velho continente, ao longo dos anos. apresenta ainda, na Sala dos Pastorinhos, as relíquiasdos beatos Francisco e Jacinta Marto.

ao longo do ano, poderão visitar-se exposições temporárias de temáticas diversas, assistir a concertos, palestras, animações, entre muitas outras actividades culturais. O MaSE dispõe ainda de umserviçoeducativo que realiza visitas orientadas através de guias com formação científica e pedagógica. Mas é também um espaço onde poderá repousar por instantes ou ler um livro.