Trabalhadores rurais contestam projecto que prevê a desapropriação de uma área de 13 mil hectares a norte do Brasil. 200 famílias podem ser desalojadas
Trabalhadores rurais contestam projecto que prevê a desapropriação de uma área de 13 mil hectares a norte do Brasil. 200 famílias podem ser desalojadasCerca de duas mil pessoas de organizações, movimentos e trabalhadores rurais da Chapada e do Vale do apodi manifestaram-se pelas ruas contra um projecto que irá afectar centenas de pessoas. O mesmo pretende desapropriar uma área de mais de 13 mil hectares de terras onde estão instaladas 200 famílias. O objectivo é dar espaço a um loteamento irrigado que irá beneficiar cinco empresas multinacionais que controlam a produção de uva e de cacau.

No dia nacional do agricultor, comemorado a 28 de Julho, os trabalhadores rurais apontaram para os problemas que o projecto pode trazer à região do norte do país. «Isso que estão a querer fazer connosco é um crime, pois tirar centenas de pessoas dos seus territórios e comunidades para entregar estas terras a umas poucas empresas que só se preocupam com o seu lucro é uma tremenda injustiça, afirmou um camponês, segundo a agência adital.