arcebispo primaz de Braga preside a encerramento do sétimo acampamento do Núcleo de Guimarães do Corpo Nacional de Escutas que reuniu mais de 1. 500 escuteiros
arcebispo primaz de Braga preside a encerramento do sétimo acampamento do Núcleo de Guimarães do Corpo Nacional de Escutas que reuniu mais de 1. 500 escuteirosJorge Ortiga convidou os jovens a prestarem atenção ao que se passa nas paróquias e comunidades, de modo a apoiar quem sofre de fome de pão, mas também quem sofre de «fome da palavra de Deus. O arcebispo defendeu que «o escutismo não é um simples movimento e um conjunto de actividades muito bem organizadas, mas tem de ser uma escola de formação para Jesus Cristo.
Durante o acampamento do núcleo de Guimarães, os jovens entre os 6 e os 22 anos desenvolveram actividades subordinadas ao tema «Uma vida, uma viagem. Jorge Ortiga lembrou Madre Teresa de Calcutá que dedicou a vida aos outros e pediu «dedicação permanente aos mais desfavorecidos e carenciados.
O momento foi também de festa pois o local onde decorreu o acampamento é agora pertença, o direito de superfície, por 30 anos, do Núcleo de Guimarães do Corpo Nacional de Escutas e ali vai ser implementada uma escola de formação. a Quinta de Santa Catarina, na Penha é propriedade da Colegiada de Nossa Senhora da Oliveira.