O novo bispo de Bragança-Miranda receberá a ordenação episcopal a 2 de Outubro, na Sé catedral de Bragança. Será o 44. º prelado da diocese
O novo bispo de Bragança-Miranda receberá a ordenação episcopal a 2 de Outubro, na Sé catedral de Bragança. Será o 44. º prelado da dioceseÉ o mais novo dos bispos portugueses, com 44 anos. Depois de 12 em Roma, primeiro a estudar e depois como reitor do Colégio Português, o Papa nomeou-o pastor da sua diocese natal. José Cordeiro respondeu com uma frase de São Martinho que citou: «Senhor se sou necessário ao teu povo, não recusarei o trabalho, disse ao programa Ecclesia na RTP 2.

O novo bispo diz estar confiante e com «muita esperança e sublinha o acolhimento que tem sentido por parte das pessoas. «O maior acolhimento foi por parte da diocese que me viu nascer, para a qual sigo com olhos postos na esperança e sei que não é bom estar sozinho, por isso conto com todos, padres, leigos e religiosos desta diocese, disse.

Nomeado para ser pastor de uma das dioceses das mais envelhecidas do país, José Cordeiro, o mais novo dos bispos diz que esta condição exige de si «uma maior atitude de humildade para ser o bispo que a Igreja espera e precisa e «continuar a ser o cristão que sempre foi. Bragança-Miranda tem 136. 459 habitantes, segundo os resultados preliminares do Censos 2011.