Escândalos que envolveram a Igreja poderão ter estado na opção de muitos fiéis de deixar de pagar o imposto
Escândalos que envolveram a Igreja poderão ter estado na opção de muitos fiéis de deixar de pagar o impostoOs dados são de um relatório da Conferência dos Bispos da alemanha e referem-se a 2010. Foram agora divulgados pela agência aFP, quando já se conhece o programa da visita do Papa ao seu país natal, em Setembro.

a conclusão deste relatório baseia-se no número de alemães que deixou de pagar o imposto religioso, cobrado pelo Estado alemão em 2010, um ano marcado por vários escândalos de pedofilia. Na alemanha, as comunidades protestantes, católicas e judaicas são financiadas por um imposto religioso, cobrado pelo Estado, àqueles que estão inscritos como crentes.

Em Regensburgo, onde foi registado um caso de maus tratos em coro dirigido por Georg Ratzinger, irmão do Papa Bento XVI, o abandono de fiéis quintuplicou em relação ao ano anterior. Em augsburg, o abandono atingiu as 4. 300 pessoas, depois do bispo renunciar ao reconhecer publicamente que maltratou uma criança de um orfanato quando era pároco.