O México compromete-se com a defesa dos imigrantes latino-americanos. Segundo a Comissão Nacional dos Direitos Humanos do México, mais de 400 mil imigrantes atravessam o México, todos os anos
O México compromete-se com a defesa dos imigrantes latino-americanos. Segundo a Comissão Nacional dos Direitos Humanos do México, mais de 400 mil imigrantes atravessam o México, todos os anosFrancisco Blake Mora, ministro mexicano do Interior, reiterou o compromisso do país em defender e respeitar os direitos fundamentais dos imigrantes latino-americanos. Perante o relator especial da Comissão Interamericana de Direitos Humanos que visita o país, comprometeu-se também em fortalecer as instituições conforme a lei e respeitando os cidadãos, adianta a agência ansa.

O relator, Felipe González, encontra-se no México até ao dia 2 de agosto. Irá encontrar-se com responsáveis governamentais, organismos da sociedade civil e visitar casas de acolhimento de imigrantes no país. Irá reunir-se ainda com os membros do movimento, Passo a Passo pela Paz, constituído por centenas de familiares de imigrantes da américa Central desaparecidos no México. Os integrantes vão percorrer os caminhos habitualmente tomados pelos mesmos para aceder aos Estados Unidos da américa. O objectivo é chamar a atenção para os problemas dos migrantes.

a Comissão Nacional dos Direitos Humanos do México revela que mais de 400 mil imigrantes da região atravessam o México, todos os anos, com o objectivo de chegar aos Estados Unidos. a mesma entidade aponta para a ocorrência de pelo menos 20 mil raptos.