Os meses de Verão são por norma tempo de descanso, um tempo de pausa e repouso de um ano de trabalho ou de estudo
Os meses de Verão são por norma tempo de descanso, um tempo de pausa e repouso de um ano de trabalho ou de estudo«É pena que não seja assim para toda a gente. E hoje, com tantos milhares sem emprego, sem ordenado, sem condições familiares, as férias vão ser mais raras, escreve o director do apostolado de Oração na newsletter de agosto, dedicada ao tema das férias. «Outros talvez esbanjem e não tenham consciência nem sintam a carestia de muitos outros, ou peçam «empréstimo para viagens ao estrangeiro ou outras extravagâncias menos dignas.

Dario Pedroso defende que «não basta ter férias, é preciso saber vivê-las, saber aproveitá-las bem, saber gozá-las com sentido cristão. Ou seja, não devem ser umas férias quaisquer, mas antes sinónimo de «tempo para mais oração. ao longo do ano, o trabalho, o stress, o reboliço, a azáfama de horários e de vida nem sempre deixam tempo suficiente para rezar. «Nas férias, Deus devia ser contemplado com a nossa gratuidade de mais oração, mais diálogo, mais companhia. Férias com Deus. Ou seja, não dar férias a Deus. Ele não precisa delas, salienta o jesuíta.

Tempo de férias deve sê-lo, também, de leituras. «Leituras que enriquecem nossos conhecimentos culturais e religiosos. Há tanta coisa boa a ler, começando pela Bíblia, pelos documentos do Papa, por livros de espiritualidade, de teologia, de vida de santos. a este rol de livros podem ainda acrescentar-se «um bom romance ou um bom livro de teologia aponta.

Férias devem ser tempo de «caridade. Momento para visitar algum doente, algum familiar mais idoso e que viva mais só ou até mesmo fazer voluntariado. O sacerdote jesuíta sugere que nas férias haja tempo para a conversa e diálogo em família. «aproveitar as férias para pôr a conversa em dia, para um diálogo mais profundo, para uma partilha mais amiga seria um excelente modo de viver algum tempo das nossas férias. E, depois, a família mais alargada, que quase nunca vemos, podia ser contemplada nestas férias. Não sejamos egoístas. Que os outros tenham lugar no nosso coração e no nosso tempo de férias, refere.

«Não dar férias a Deus, não deixar a oração e a Eucaristia. Ter um tempinho para ir visitar o Senhor num sacrário é essencial no tempo de férias, sublinha Dario Pedroso. Passar tempo fora de casa, privilegiar o contacto com a natureza em vez de ver televisão, consultar a internet são sugestões para tempos de «bom descanso e de boas férias mesmo que «não possamos sair da nossa terra.