O cardeal de Nairobi, Quénia, exorta a «condividir com os sofredores» dos países do Corno de África. Milhões de seres humanos são vítimas da fome provocada pela seca, que está a causar um enorme êxodo de refugiados
O cardeal de Nairobi, Quénia, exorta a «condividir com os sofredores» dos países do Corno de África. Milhões de seres humanos são vítimas da fome provocada pela seca, que está a causar um enorme êxodo de refugiados a grande carestia que está a atingir os países do Corno de África e o consequente afluxo de refugiados ao Quénia motivaram as palavras do cardeal Jhon Njue, arcebispo de Nairobi e presidente da Conferência dos Bispos. É para nós um desafio, uma oportunidade para mostrar a nossa proximidade com os sofredores, vítimas da fome. O cardeal acrescenta: Não podemos deixar toda a responsabilidade unicamente nas mãos dos governos. Para o prelado chegou o momento de estender a mão e condividir o que temos, ainda que seja pouco.

De visita a Roma para encontros com a Cáritas, o cardeal abordou os problemas de centenas de milhar de refugiados do norte do Quénia, dentro e fora do campo de Dadaab. a Cáritas está a distribuir alimentação e água com um orçamento total de três milhões de euros. É uma situação muito preocupante, porque dos países vizinhos estão a chegar continuamente muitos refugiados. Não é nada fácil apoiá-los.

acolhê-los é para nós um desafio que apela à nossa responsabilidade, explicou o cardeal. É nosso dever ajudá-los não apenas do ponto de vista político, mas também humano. O arcebispo Jhon Njue revelou: Como Igreja, através da Cáritas, lançámos uma recolha de fundos. Entretanto a Cruz Vermelha e as paróquias próximas do campo estão a fazer o possível para fornecer-lhes alimentos e bens de primeira necessidade.