Dez Municípios portugueses assinaram um protocolo para a promoção do Caminho português para Santiago de Compostela
Dez Municípios portugueses assinaram um protocolo para a promoção do Caminho português para Santiago de CompostelaO objectivo é investigar, valorizar o Caminho português que leva ao túmulo que se crê ser do apóstolo São Tiago Maior. Numa segunda fase, a pretensão visa o reconhecimento oficial do caminho de costa como um dos mais significativos e que leva muitos peregrinos até Compostela.

Os dez concelhos vão trabalhar em conjunto para «dinamizar o potencial cultural e turístico das peregrinações a Santiago de Compostela e fomentar o «desenvolvimento económico, social e ambiental nos territórios do Noroeste de Portugal incluídos no traçado. Também os projectos que visem o desenvolvimento de produtos estratégicos no percurso do itinerário, merecerão atenção, de modo a complementar a oferta existente.

O itinerário do Caminho Português tem 140 quilómetros, começa no Porto e passa por Viana do Castelo e Caminha, La Guardia, Bayona, Vigo e Redondela, onde se une ao Caminho Português do Interior. O Caminho de Santiago congrega os diversos percursos seguidos para chegar a Compostela. Neste projecto os municípios envolvidos são: Porto, Viana do Castelo, Esposende, Maia, Matosinhos, Vila do Conde, Póvoa de Varzim, Caminha, Vila Nova de Cerveira e Valença.