«Uma descoberta, que a confirmar-se, representará uma grande notícia para a Igreja turca e para a cristandade». a missão arqueológica italiana, presente na Turquia, terá trazido à luz do dia um achado precioso em Pamukkale, na anatólia ocidental
«Uma descoberta, que a confirmar-se, representará uma grande notícia para a Igreja turca e para a cristandade». a missão arqueológica italiana, presente na Turquia, terá trazido à luz do dia um achado precioso em Pamukkale, na anatólia ocidentalO secretário-geral da Conferância dos Bispos da Turquia, padre anton Bulai, comenta o achamento do túmulo de um dos 12 apóstolos da Igreja católica, São Filipe, pela missão de arqueologia italina, dirigida por Francesco D’andria. O achado situa-se em Pamukkale, a antiga Hierapolis, na anatólia ocidental, depois de um trabalho que durou vários anos.

a estrutura do túmulo e as inscrições provam que o túmulo poderá pertencer ao apóstolo São Tiago. Um achado importante para o mundo cristão e para a arqueologia, que não deixará de atrair muitos peregrinos, explica o secretário dos Bispos. Se se confirmar a notícia, será dever dos cristãos locais guardar o Santo. a notícia está a ser veiculada pelos meios de comunicação turcos e já suscitou a reacção de diversos peritos.

Celal Simsek, da faculdade de arqueologia da universidade de Pamukkale, augurou que ulteriores verificações possam confirmar a notícia. Para ali Ihsan Yitik, da universidade de Dokuz Eylul, faculdade de Teologia Islâmica, é possível que o túmulo encontrado seja de São Filipe, pois naquele tempo, a anatólia era frequentada por numerosos santos.