Crianças envolvidas em trabalho infantil aumentaram mais de 30 por cento no Paquistão. Crescem também os casos de abuso sobre menores e de matrimónios precoces, apenas um ano depois das dramáticas cheias que flagelaram o país entre Julho e agosto de 2010
Crianças envolvidas em trabalho infantil aumentaram mais de 30 por cento no Paquistão. Crescem também os casos de abuso sobre menores e de matrimónios precoces, apenas um ano depois das dramáticas cheias que flagelaram o país entre Julho e agosto de 2010as crianças foram empurradas a trabalhar em lugares e ambientes perigosos, como fábricas, e garagens, porque os pais não conseguiam ganhar o suficiente para viver, depois do colapso da economia local, lê-se no relatório «Paquistão um ano depois, da organização não-governamental «Save the Children. O documento analisa a situação em oito distritos atingidos pelas cheias de 2010. Os menores estão cada vez mais expostos e vulneráveis a violências e abusos. a organização verificou e analisou directamente 1. 200 casos de abusos e registou um aumento de matrimónios precoces entre crianças de 9 e 10 anos. Os pais recorrem ao matrimónio para proteger as meninas do risco de serem abusadas e desonradas. O relatório Paquistão um ano depois refere o enfraquecimento acentuado do sistema escolar, a queda vertical do rendimento familiar, que chegou a baixar até 70 por cento, e a impossibilidade de reconstruir as próprias habitações de mais de 30 por cento dos entrevistados. Muitas crianças dos 10 milhões atingidas pelas cheias lutam ainda para sobreviver. Em certas áreas mais devastadas, 23 por cento das crianças estão desnutridas. Cerca de metade dos pais entrevistados declara que os filhos sofrem de traumas psicológicos. No Punjab, uma em cada 10 famílias admite que os seus filhos já começaram a consumir hashish ou cola para combater o stress emotivo.

Um ano depois das cheias, muitíssimas crianças ainda lutam para sobreviver, declarou o director da organização no Paquistão, David Wright. É necessário que deixem o trabalho e regressem à escola. a organização « Save the Children está a desenvolver um vasto programa de apoio a quatro milhões de pessoas. as crianças são 1,8 milhões, das quais 25 mil desnutridas. Se queremos que os milhões de crianças e adultos atingidos pelo desastre possam regressar à normalidade da vida, devemos fazer um esforço conjunto, entre governo paquistanês e comunidade internacional, para diminuir a fome e o empobrecimento, ajudar as pessoa a reconstruírem a sua vida e realizar um plano de reconstrução económica e social de longo alcance.